SUBLUXAÇÃO
Poder das Mãos Web
Links Úteis
NOTÍCIAS
Brotoeja

 

Brotoeja: bolhas avermelhadas e coceira são alguns sinais, atente-se!
 
O que são brotoejas?
 
A brotoeja (ou miliária) é uma erupção cutânea  relacionada com as glândulas sudoríparas, que produzem o suor, muito comum em crianças pequenas na época do calor.
 
Ela é sinal do quê?
 
O quadro está relacionado com o aumento da produção do suor devido ao calor. Quando o suor extravasa dentro da pele, antes de atingir a sua superfície, provoca um processo inflamatório que dá origem aos sintomas.
 
Ela atinge pessoas de que idade?
 
Afeta principalmente as crianças pequenas. Mais raramente pode também atingir os adultos.
 
Quais os sintomas?
 
A brotoeja é caracterizada pela formação de lesões pequeninas e róseas ou pequeninas bolhas sobre pele avermelhada, geralmente acompanhadas de coceira.
 
O que fazer em caso de suspeita?
 
Quando há a presença de lesões que sugerem a brotoeja, o médico pediatra ou dermatologista deve ser consultado para confirmar o diagnóstico e excluir a possibilidade de outras doenças que podem ter sintomas semelhantes e indicar o tratamento adequado.
 
A criança sente dor?
 
A miliária não se acompanha de dor. A sensação mais comum é a coceira e, em alguns casos, ardência ao contato com a água ou sabonetes.
 
Qual o tratamento disponível?
 
O tratamento consiste em refrescar a criança para diminuir a produção de suor e na aplicação local de medicamentos que vão diminuir o processo inflamatório provocado pela doença. Esses medicamentos devem ser indicados pelo médico de acordo com cada caso.
 
Há alguma forma de evitá-la?
 
Para evitar a miliária deve-se usar roupas frescas, tomar banhos frios e se proteger do calor, evitando o excesso de suor. O ar condicionado é um grande aliado no combate à doença. Deve-se evitar o excesso de roupas nas crianças pequenas, principalmente nos recém-nascidos, hábito comum entre mães com preocupação excessiva em agasalhar seus filhos.