SUBLUXAÇÃO
Poder das Mãos Web
Links Úteis
ARTIGOS
Curso de massagem

 

FUNDAMENTOS DA MASSAGEM TERAPÊUTICA
 
1 – Como o profissional mantém uma boa mecânica corporal?
- Para manter uma boa mecânica corporal, os profissionais de massagem precisam estar atentos para a postura e o equilíbrio, usar os músculos maiores para fazer o trabalho, contar com alavancagem para aplicar a pressão, manter um corpo relaxado e evitar forcas compressivas sobre as articulações.
 
2 – Como os profissionais de massagem podem proteger o seu pescoço e ombros?
- Os profissionais de massagem devem evitar usar a forca da parte superior do corpo a fim de exercer a pressão para a massagem. Mãos e punhos tensos também contribuem para que haja problemas nos ombros. Esses problemas podem ser evitados se os profissionais de massagem aprendem a usar alavancagem e apoio com o peso do corpo para fazer a pressão da massagem. É importante também evitar tanto o empurrar como os usos da força da parte superior do corpo, alarem de manter os punhos e as mãos relaxados enquanto se esta aplicando a massagem.
 
3 – Como os profissionais de massagem podem proteger seus punhos?
- Os profissionais de massagem podem proteger os punhos, evitando excesso de forcas compressivas. O punho será protegido usando-se um ângulo de punho apropriado e ficando atrás dos movimentos de massagem.
 
4 – Como os profissionais de massagem podem proteger seus dedos e polegares?
- O polegar não foi feito para suportar forca compressiva. Ele foi designado para segurar. Evite usar os dedos e os polegares para compressão. Em vez disso, os profissionais de massagem devem aprender a usar o processo do olecrano e o lado ulnar do cotovelo. Quando o polegar estiver sendo usado, uma posição estabilizada da articulação o protegera. Os profissionais de massagem devem usar a mão como uma unidade e contar com o antebraço para muitos movimentos de massagem, inclusive para a maioria dos deslizamentos e compressões. 
 
5 – Como os profissionais de massagem podem proteger sua coluna lombar?
- Os profissionais de massagem precisam aprender a manter reta a coluna lombar e evitar curvar-se ou ondular na altura da cintura enquanto esta aplicando massagem. A mudança freqüente de postura do corpo do profissional de massagem também ajuda proteger a coluna lombar, como também o levantar-se se inclinando para trás durante o alongamento. A postura assimétrica apresentada nesta capitulo, juntamente com algumas variações que usam um banco baixo e um alto, proporciona métodos par proteger a coluna lombar. A coluna lombar é mais protegida ainda quando se evita girar e estender o braço enquanto se trabalha e quando se mantém o ponto de contato com o cliente da cintura do profissional.
 
6 – Como os profissionais de massagem podem proteger seus joelhos?
- Os problemas no joelho podem ser evitados respeitando-se a geometria básica do joelho e mudando, com freqüência, o peso de um pe para o outro. Evita a hiperextensao do joelho. No entanto, a posição em pe mais eficiente para o joelho envolve a posição normal de aparafusado ou de “joelho bloqueado” nos últimos 15 graus de extensão. Essa posição proporciona a menor forca compressiva sobre a cápsula do joelho e a menor ação muscular para se ter estabilidade.
 
7 – Como os profissionais de massagem podem proteger seus tornozelos e pés enquanto estão aplicando uma massagem?
- O tornozelo e o pé são protegidos por uma postura assimétrica, pela mudança freqüente de posição e por se sentar para fazer a massagem sempre que for possível.
 
8 – O que é posição assimétrica e por que ela deve ser usada em vez da posição simétrica?
- A posição assimétrica é a posição em pé mais eficiente. O peso é mudado de um pe para o outro num mecanismo que conserva a energia. A posição simétrica, com peso igual em ambos os pés, é cansativa e interfere na circulação. Os métodos que dão suporte a postura assimétrica, com o de usar um banco para se colocar o pe, o de usar um banco alto para se sentar, ou o de por um joelho em cima da mesa, proteger ainda mais a coluna lombar e conservam a energia. 
 
9 – Quais são os princípios básicos da mecânica corporal?
- Inclinar-se e usar o peso do corpo concentrado a partir do abdome como alavancagem.
 
10 – Onde fica o ponto de equilíbrio durante uma massagem?
- O ponto de contato entre cliente e profissional.
 
 
11- Quais preparativos antes da massagem são importantes para promover uma boa mecânica corporal?
- O profissional de massagem precisa estar confortável e vertido com roupas folgadas e não receptivas que não interfiram no movimento. Antes de começar seu dia de massagem, aqueça seu corpo com atividade aeróbia geral e alongamento. Durante o dia, faca pausa para alongar entre a massagem e mexa todos os músculos que você não usa enquanto faz a massagem. Massageie seus próprios braços, mãos e ombros após cada massagem. O profissional de massagem deveria receber uma massagem semanal. A mesa de massagem deve estar numa altura confortável. É de grande ajuda ter um banco para se por o pe. Um banco alto pode ser usado para sentar enquanto se faz a massagem. Um banco ou cadeira baixa ajuda quando se esta trabalhando no rosto, pescoço e pés do cliente. Se o profissional de massagem carrega uma mesa portátil, deve prestar atenção na mecânica corporal usada para levantar e mover a mesa. Erga a mesa com os joelhos e quadril e não com a cintura. Não estenda o braço para a mesa quando for retirá-lo do carro. Evite o habito de carregar a mesa apenas num lado do corpo.
 
12 – Quais são as regras gerais para a mecânica corporal?
- Certifique-se de que seu corpo esteja em bom alinhamento e que seus pés estejam numa ampla base de apoio. O braço que gera a pressão para baixo deve estar perto a perna que sustenta o peso. O peso é mantido na perna de trás e o corpo do cliente fica diante de você. A perna da frente que ao sustenta o peso é usada para modular os níveis de pressão e para proporcionar alguma estabilidade. É importante ficar atrás de seus movimentos de massagem. Se você se flagar empurrando, erga o braço que não esta trabalhando acima de sua cabeça e mantenha a cabeça levantada. Certifique-se de que os punhos e as mãos estejam sempre relaxados. Evite usar seus dedos e polegares. Mantenham no minimo os movimentos de petrissage. Os movimentos de massagem de segurar como o petrissage é estressante para as mãos e os antebraços. Não use o polegar para fazer pressão direta. Não use a porcao do tríceps de seu braço. Você pode causar dano em seu nervo ulnar. Use o antebraço logo abaixo do cotovelo. Você protege os ombros posicionando o corpo do cliente de modo a permitir que você se incline na ascendente ou, de modo inverso, deslize na descendente. O inclinar-se mantém a coluna lombar relaxada. Não estenda o braço para os movimentos de massagem. Mantenha o cliente próximo a você. Jamais provoque hiperextensao no punho ou nos joelhos. O joelho que sustenta o peso se movera para a posição normal de joelho bloqueado; isso não é hiperextensao, fator que causa dano ao joelho. Assegurar-se de que o ângulo do punho não seja maior do que 110 graus para evitar compressão dos nervos no punho e manter os cotovelos retos. Mude, com freqüência, sua posição e método. Fique de frente para a área em que você esta trabalhando a fim de evitar girar. Vire todo seu corpo quando mudar a direção de seus movimentos, e mude o peso do corpo para o pe traseiro. Se estiver usando petrissage, segure o tecido e balance para trás para levantar o tecido. Desenvolva um ritmo de balançar para trás quando amassa e puxa o tecido. Se for necessária uma pressão intensa, não empurre. Em vez disso, incline-se e erga para você, mudando o peso nos pés quando se inclinar para traz. Trabalhe com movimentos suaves e uniformes. É importante permitir que o corpo do terapeuta embelece e balance com os movimentos. O embalar lento mantém seus movimentos lentos. O movimento rítmico resultante mantém seu corpo relaxado e é confortante para o cliente.
 
13 – Como os princípios gerais da mecânica corporal se aplicam ao alongamento?
- Apoiar-se e continuar devagar no alongamento acessa automaticamente a barreira fisiológica. O profissional de massagem pode sentir o repelir sutil quando a resposta reflexa do alongamento sinaliza que os músculos foram estendidos o bastante.
 
14 – Como a fricção transversa geral é adequada ao estilo de mecânica corporal?
- Use compressão numa área e, ao mesmo tempo, mexa a articulação ou osso que esta sob a compressão. Esse método cria fricção transversa de dentro para fora, usando o osso do cliente como o mecanismo que move o tecido.
 
FUNDAMENTOS DA MASSAGEM TERAPEUTICA
 
1 – Que fatores devem ser considerados antes da massagem começar de fato?
- A organização da área de massagem, os suprimentos, o histórico do cliente e o resultado, apoios de mesa para posicionamento, a cobertura recatada, os tipos de lubrificantes, a musica, a temperatura ambiente e o foco do profissional de massagem.
 
2 – Que peca do equipamento de massagem é a mais importante?
- O corpo do profissional de massagem, a saber, as mãos e os antebraços.
 
3 – como os profissionais de massagem proporcionam uma superfície que do apoio ao
Cliente enquanto a massagem esta sendo aplicada?
- Use sempre a mecânica corporal apropriada; aqueça-se e faca alongamento antes de começar a sessão; mantenha as mãos e os antebraços limpos e as unhas muitas bem aparadas; e use luvas quando estiver trabalhando fora ou fazendo trabalho abrasivo.
 
4 – Que tipos de equipamento de massagem proporcionam uma superfície que do apoio ao cliente enquanto a massagem esta sendo aplicada?
- Mesas de massagem portátil e fixa, colchonetes e cadeiras de massagem e apoios para massagem sentada de corpo.
 
5 – Que características devem ser consideradas quando se procura uma mesa de massagem?
- Construção simples e forte; facilidade de transporte se a mesa tiver de ser movida com freqüência; um suporte de rosto; largura e comprimento adequados; um revestimento lavável; estofamento adequado e confortável; e suporte firme.
 
6 – o que deve ser examinado na mesa de massagem para garantir a segurança do cliente?
- Estabilidade estrutural, inclusive todos os conectores, parafusos, cabos e dobradiças.
 
 
7 – O que são apoios de corpo?
- Almofadas, toalhas enroladas e peças de espuma especialmente cortadas são usadas para formar o contorno da superfície plana da mesa de massagem, proporcionando estabilidade e conforto.
 
8 – Que são cobertas?
- Lençóis, toalhas ou outras pecas grandes de tecido usadas para cobrir o cliente durante a massagem, proporcionando-lhe privacidade, recato e calor.
 
9 – Que tipos de material de cobertura estão disponíveis?
- Lençóis e toalhas de algodão branco sal usados para prevenir possíveis reações alérgicas.
 
10 – Que adaptação deve ser feita a clientes com pés sensível?
- Toalhas e lençóis de algodão branco são usados para prevenir possíveis reações alérgicas.
 
11 – Que medidas higiênicas precisam ser tomadas com o material de cobertura?
- Todo o material de cobertura é lavado em alvejante ou alguma outra solução desinfetante aprovada. Sempre é usado um conjunto limpo de cobertas para cada cliente.
 
12 – Qual é o propósito dos lubrificantes?
- Os lubrificantes só são usados para reduzir a fricção da pele provocada pelos métodos de massagem. Os profissionais não usam lubrificantes para propósitos medicinais ou cosméticos.
 
13 – Que tipos de lubrificantes são usados?
- Óleos, cremes e pos.
 
14 – O que é importante lembrar a respeito dos lubrificantes?
- Os lubrificantes devem ser ministrados de uma maneira livre de contaminação e preferentemente natural. Perfume deve ser evitado e o pó não deve ser inalado.
 
15 – Quais são algumas considerações gerais para criar-se um ambiente de massagem profissional?
- Temperatura de 24 Celsius, ar fresco, áreas destinadas às operações comerciais e a sessão de massagem e privacidade caso seja preciso tirar alguma roupa.
 
16 – Quais são os principais tipos de ambientes de massagem?
- Consultório particular ou ambiente clinica ambiente publico on site no trabalho ou na casa do cliente, e ao ar livre.
 
 
 
 
17 – Que considerações especiais são necessárias utilizando-se musica?
- Tanto o profissional de massagem como o cliente precisa gostar de musica e estarem com vontade de ouvi-la. O ritmo e a batida devem combinar com o efeito desejado para a sessão de massagem.
 
18 – Que considerações são necessárias para com a iluminação na sala de massagem?
- A iluminação precisa se indireta a fim de não ofuscar os olhos do cliente. O profissional deve ter condições para obscurecer ou reduzir a intensidade da luz, bem como para aumentá-la a fim de proporcionar visibilidade na limpeza da sala. Os profissionais jamais trabalham numa sala escura ou iluminada a luz de vela.
 
19 – Por que é tão importante um ambiente sem perfume?
- Muitas pessoas são sensíveis a cheiros, perfumes e substancias químicas.
 
20 – Que outras considerações são necessárias para garantir o conforto do cliente?
- O profissional de massagem deve estar atento ao cheiro de cigarro ou outros odores de fumaça; as mãos frias; a manutenção dos animais de estimação longe da área de massagem, e a outras considerações parecidas.
 
21 – Por que o profissional precisa informar o cliente sobre expectativas apropriadas a sessão de massagem?
- O cliente pode ter um foco medico especifico para a massagem fora do âmbito de pratica do profissional ou então pode ter idéias preconcebidas que talvez interfiram na aceitação da massagem.
 
22 – Por que o profissional deve explicar cuidadosamente todos os procedimentos para o cliente antes da massagem?
- Os clientes respondem melhor e ficam menos ansiosos se compreendem os detalhes de procedimento, como a cobertura, em que lugar deve pendurar as roupas e que tipos de lubrificante serão usados. Será mais seguro tanto para o profissional como para o cliente, se ambos compreenderem o uso do equipamento de massagem, como o ajuste do suporte de rosto na mesa. Nesse caso, o cliente estará mais capacitado a dar o consentimento informado para a sessão de massagem.
 
23 – Quais são as posições de massagem básicas?
- Decúbito Ventral e Dorsal e de lado.
 
24 – Quais são ad diretrizes especificas para a cobertura?
- Deve ser usado material opaco, estando descoberta somente a área massageada. A área dos órgãos genitais e os seios da mulher nunca são descobertos sem a supervisão de um medico.
 
 
 
25 – Quais são os dois tipos básicos de procedimentos de cobertura?
- Durante uma massagem típica de corpo inteiro, o cliente retirou a maioria de suas roupas. A cobertura é a separação do profissional de massagem definido o espaço pessoal do cliente.
 
26 – Quais são os dois tipos básicos de procedimentos de cobertura?
- A cobertura de contorno e a aberta.
 
27 – Como é usada uma toalha para o tórax?
- A toalha para o tórax é usada para cobrir os seis das mulheres enquanto a coberta maior é puxada para trás expondo o abdome. A toalha é colocada sobre o lençol aberto e estabilizada, em seguida o lençol aberta maior é puxado para fora.
28 – Como você ajuda um cliente na posição sentada?
- Coloque seus braços debaixo do pescoço e joelhos do cliente. Eleve o tronco e gire os joelhos para o lado da mesa. Trate de firmar as cobertas de maneira que não deslizem.
29 – Qual é a atitude do profissional de massagem no encerramento da sessão?
- Encerramento educado e Cortez. Para alguns clientes, é difícil encerrar a massagem, podendo ainda demorar-se por um tempo excessivo. Desenvolvimento de uma seqüência, que seja a mesma ao final de cada sessão, ajuda o cliente a romper a interação que foi estabelecida durante a massagem.
 
30 – Depois que o cliente vai embora, o profissional de massagem dedica-se a que atividades?
- O profissional lava as mãos, atualiza os registros do cliente, prepara a sala para a próxima sessão de massagem e faz uma pequena pausa pessoa. Isso leva cera de quinze minutos e precisa se considerado quando forem marcadas as sessões de massagem.